um canto de artista - canto para artistas

artes, artes... e... artes

leiam se quiserem

contribuam se possível

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Itália


Nine ... dá vontade de dizer "É um filme que precisava ser feito", "Que bom que alguém o fez", "Bravíssimo"!"Gratíssimo"!!

... amor ao cinema, Fellini, Sophia Loren, Cinecittà...

A vida de Guido pode não ser doce, mas a sensação final do expectador é. Emociona mesmo lembrar o legado que o gênio italiano nos deixou.

Acho o filme inspirado bem superior a Chicago (do mesmo diretor, Rob Marshall); na verdade simplesmente incomparável, como se tornam incomparáveis todas as felizes homenagens.

Aliás, de homenagens ao - e no - cinema a Itália costuma ser palco muito feliz - No mínimo Cinema Paradiso vem imediata e carinhosamente à lembrança no primeiro caso; e O Carteiro e o Poeta no segundo... e, claro, 8 e 1/2... Assim, é mais do que justa a retribuição ao país através de um artista dentre os seus mais interessantes, e importantes.

Mais da filmografia do diretor italiano comparece para abrilhantar a película - afinal 8 e 1/2, a obra-prima original, é um tanto autobiográfica. As paisagens que o mundo conheceu por meio de sua obra, as mulheres retratadas com tamanha sensibilidade, uma das marcas do Maestro, as bem aproveitadas referências a cenas de seus filmes... e um protagonista que lembra incrivelmente os vividos por Mastroianni, sem chegar perto de se transformar em mera imitação - nesse caso porque a semelhança está na qualidade da personagem e no vigor de Fellini que felizmente o ator consegue recriar em seu protagonista e o diretor imprimir nos quadros que compõem linda e dinamicamente a tela.

Apesar de se aproveitar de um luxo mais íntimo ao universo cinematográfico norte-americano do que ao felliniano, o glamour mostra o universo onírico do protagonista - e aí vale: quantos jovens ainda virgens na filmografia do mestre não buscarão conhecer mais desse universo após uma sessão?
As cenas de musicais com direito a coro se passam, em sua maioria, dentro do estúdio e configuram uma atmosfera ao mesmo tempo teatral - o filme é adaptado de uma versão para teatro musical - e de bastidor de filme. Além disso, elas colocam no palco tantos talentos reunidos que por si só já configuram uma bela homenagem ao cinema - universal.

...
quem ama cinema admira a Itália do cinema e quem é fã de cinema italiano, ama Fellini...

...por isso quem ama cinema aplaude e agradece Nine.
Bravíssimo!!
Gratíssima!!


3 comentários:

  1. Obriga pelos seus comentários me fizeram pensar em pensar em assistir Nine.

    Acho até que complementaram meu tópico.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, ler isso me deu vontade de chorar (e nem vem dizer que isso não é difícil, hahaha).
    Sabe aquela admiração que emociona? Então..
    Ai.. ai.. Nine, obrigada, Nine, de verdade.

    E obrigada, Mônica, por me fazer vê-lo! ♥

    ResponderExcluir